Destaques
Comida de Orixá?
O que é comida de Orixá?
É importante entendermos que, para nós brasileiros, a comida de orixá é como uma comida a parte, porém em terras yorubás essa é a comida do dia a dia, a comida normal consumida pelo povo.
Os devotos de Orixá na Nigéria oferecem para suas divindades a comida que comem e isso é natural para eles, compartilhar sua comida com as divindades. Existem adaptações dessas comidas e até comidas oferecidas no Brasil para os orixás que os Yorubas nem conhecem, como no caso do padê feito com farinha de mandioca. A mandioca é um tubérculo nativo do Brasil e apesar de ter sido popularizado na Africa e ser largamente consumido, eles não oferecem aos orixás, por isso o padê de farinha e dendê oferecido a Esù é uma criação brasileira. Se está certo ou errado, quem decide é Esù, afinal ele é a boca que tudo come.
Partindo desse princípio, algumas questões podem ser levantadas, como "Posso oferecer comida normal brasileira para os orixás?". Bom, é uma pergunta não muito fácil de responder, afinal se estivermos falando de Esù e entendermos que ele "é a boca que tudo come", podemos concluir que sim, pode ser viável e interessante oferecer uma comida "normal" para este orixá, porém temos que ter uma enorme dose de bom senso. Veja bem, os orixás que cultuamos são nigerianos, tem sua origem nessa cultura, nós evocamos as divindades de uma terra específica e essas divindades comem as comidas locais, ou seja, essas são as comidas habitualmente oferecidas para eles. Não significa que um nigeriano não possa gostar do nosso velho e bom arroz com feijão, de arroz com pequí ou peixe com açaí, claro que pode, mas como vamos saber disso? Um caminho para isso pode ser perguntar diretamente ao orixá através do oráculo. Outro risco de normalizar oferendas com comidas do nosso dia a dia sem usar o bom senso, é que em pouco tempo teremos pessoas oferecendo coxinhas, pasteis e até hambúrguer para os orixás, duvida?
Por esse e por outros motivos, penso que seja importante mantermos um certo olhar crítico e um olhar nas tradições desse povo originário ao qual recorremos às divindades.
Quer aprender a fazer as comidas tradicionais de orixá? Fale com a gente. Acesse nosso Grupo no Telegram https://t.me/+T-Qp_ODjtcRmNmNk
Bàbá Ifádoyin Èṣùbiyi Oṣokọ̀làdé Okanodẹ́