Pular para o conteúdo principal

Destaques

Desafios diários

Nessa nossa vida de macumbeiro encontramos vários desafios, mas o maior deles ainda é lidar com o ser humano. Tem pessoas que procuram um sacerdote, procuram uma consulta com os orixás através de búzios ou outros oráculos, mas tem o único objetivo de ouvir confirmações para suas ideias distorcidas da realidade. É preciso compreender que, se você procura a verdade, é preciso saber lidar com ela. Talvez seus caprichos e obsessões não sejam o melhor caminho, mas se os ainda pretende seguir, isso é com você. O que eu não concordo, EU não faço. Não interfiro na vida e na liberdade de outros para satisfazer desejos pessoais, não faço amarrações, não tiro empregos, não derrubo outras pessoas para manter sua posição, mesmo que você reforce, várias vezes, que tem muito dinheiro para pagar, que é FODA nisso ou naquilo, que é muito mais competente que os que estão a sua volta. Qualquer dia, esses que estão à sua volta acabam por entender sua forma de agir.   Lidar com essa pequenez do es...

Para que serve o terreiro?

 Não é difícil encontrar um terreiro para conversar com entidades e tomar passes. Receber orientações de entidades espirituais é sempre uma dádiva para nós devotos dessa cultura tão rica, mas terreiro é só para isso?


Créditos da imagem: novaescola.org.br 

Será que terreiro só serve para que possamos ir lá de vez em quando tomar um passe, acender uma vela ou ainda, quem sabe, tomar um banho de ervas? 


Existe muito mais por trás dessa cultura tão rica e, desde muito tempo, marginalizada. É preciso que nós, praticantes ou simpatizantes dessa cultura, devotos dos orixás, nos atentemos às questões humanas e sociais, contribuindo e desenvolvendo ações de valorização da cultura afro-brasileira. O combate ao racismo e a intolerância religiosa devem fazer parte de nossa devoção diária.  


Ou você sentirá que os anos passaram e passaram e você não fez, de fato, nada que valesse a pena. Ficou por anos em um terreiro, sem aprender nada e sem fazer nada que realmente fosse relevante. Só você pode mudar isso.


Awon Ifádoyin Èṣùbiyi



Comentários